Juventude Portuguesa Abraça Candidata de Extrema Direita em Crescimento Meteórico nas Eleições Gerais




Artigo Jornalístico

O cenário político português está em efervescência com a ascensão de um candidato que vem conquistando cada vez mais a juventude do país. Rita Matias, jovem parlamentar de 25 anos, tornou-se uma figura em destaque no partido de extrema direita “Chega”, que está contando com o eleitorado mais jovem para impulsionar seu crescimento meteórico. Em um evento realizado recentemente em uma biblioteca pública em Lisboa como parte da campanha eleitoral, Matias enfatizou: “A juventude não deve ser monopólio da esquerda”.

A presença de Rita Matias, que se tornou a deputada mais jovem eleita nas eleições parlamentares de janeiro de 2022 e atual cabeça de lista do distrito de Setúbal, tem sido marcante ao lado do presidente do “Chega”, André Ventura. Ambos têm atraído entusiasmo por onde passam, com eleitores correndo para abraçá-la ou tirar selfies, seguindo a tendência das redes sociais que são fundamentais para qualquer candidato jovem nos dias atuais.

Fundado em 2019, o partido “Chega” inicialmente conquistou eleitores conservadores com mais de 40 anos, porém, pesquisas recentes indicam que tem obtido grande aceitação entre os jovens. Uma pesquisa revelou que o partido está com 16% das intenções de voto, sendo que esse número sobe para quase 26% entre os jovens de 18 a 34 anos, ultrapassando até mesmo o Partido Socialista nessa faixa etária.

Enquanto Portugal se prepara para celebrar o cinquentenário da Revolução dos Cravos, que marcou o fim de décadas de governo autoritário, o “Chega” aposta em um eleitorado mais jovem, que não viveu a ditadura e busca alternativas aos partidos tradicionais. A estratégia do partido, com destaque para a presença marcante nas redes sociais, tem sido eficaz em conquistar esse público antenado e engajado.

Portanto, as eleições gerais antecipadas em Portugal estão marcadas por uma crescente relevância da extrema direita, representada pelo partido “Chega” e sua líder jovem e promissora, Rita Matias. O futuro político do país se desenha de forma incerta, com a possibilidade de um novo aumento da influência desse partido nas próximas eleições europeias.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo