Líder do Hamas pede envio de armas a Gaza em apelo aos países muçulmanos em Doha, no contexto do conflito em Israel.







Conflito em Israel e Palestina: Líder do Hamas pede apoio aos países muçulmanos

Em Doha, o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, apelou aos países muçulmanos para enviarem “armas” a Gaza como demonstração de apoio. Esta não é “apenas a batalha do povo palestino”, justificou.

Desde o início da guerra, intensificaram-se os receios de uma propagação do conflito, com ataques lançados por outros inimigos de Israel na região, reunidos em uma aliança informal que inclui grupos pró-Irã da Síria, Iraque, Líbano e Iêmen.

O movimento xiita libanês Hezbollah afirmou nesta terça-feira ter atacado um centro de comando militar no norte de Israel, em resposta às mortes do número dois do Hamas em 2 de janeiro e de um alto cargo de sua formação na segunda-feira.

Blinken chegou a Israel nesse contexto e deverá se reunir com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e membros do gabinete de guerra, incluindo o líder da oposição Benny Gantz. É a quarta vez que ele visita o Oriente Médio desde o início do conflito.

Depois de um encontro com o presidente israelense, Isaac Herzog, o secretário de Estado americano destacou o “momento difícil” que Israel enfrenta, mas afirmou que o país tem “oportunidades reais” de integração com os seus vizinhos árabes.

“Acredito que existem oportunidades reais, mas temos que superar este momento muito difícil”, disse ele após um encontro com o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, na última etapa de uma viagem que o levou, entre outros, para Catar e Arábia Saudita.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo