Para que serve um limite de velocidade
Quando se trata de limites de velocidade nas estradas, muitas pessoas podem considerar apenas a questão da segurança no trânsito. No entanto, essa medida vai além disso e tem um impacto significativo no meio ambiente e na saúde pública.
De acordo com cálculos recentes do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, um limite de 120 km/h nas rodovias do país poderia resultar em uma economia de 4,6 milhões de toneladas de CO2 por ano. Isso representaria uma redução de 2,9% em relação às emissões de 2018. Além disso, ao escolher vias de menor porte, rotas mais curtas e evitar trajetos supérfluos, a redução poderia chegar a 6,7 milhões de toneladas, ou 4,2%.
Outro ponto importante a se considerar é a questão da segurança. Carros que rodam em velocidades mais baixas têm uma capacidade maior de frear rapidamente, o que poderia resultar em menos acidentes nas estradas. Estudos mostram que uma redução de cerca de 70% nos acidentes só seria possível a partir de um limite de 100 km/h nas rodovias federais.
Além disso, a redução da velocidade também tem impacto no ruído gerado pelo tráfego. Um veículo a 100 km/h é aproximadamente 50% mais silencioso do que um a 130 km/h, o que contribuiria para um ambiente urbano mais tranquilo. Juntamente com a redução de acidentes, haveria também menos engarrafamentos devido ao menor acúmulo de carros nas ruas.
Portanto, é importante considerar o limite de velocidade não apenas como uma medida de segurança no trânsito, mas como uma forma de reduzir as emissões de CO2, promover a saúde pública e melhorar a qualidade de vida nas cidades.