Lula busca fortalecer relações comerciais com o Vietnã e impulsionar tratado comercial entre Mercosul e Ásia.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, durante sua visita ao país asiático. Durante o encontro, Lula ressaltou as relações comerciais entre Brasil e Vietnã, que têm crescido de forma contínua nos últimos anos, atingindo a marca de 6,4 bilhões de dólares.

“Lula destacou que o Brasil exporta para o Vietnã praticamente a mesma quantidade de produtos que para a França, sendo hoje um dos principais fornecedores de soja, carnes e algodão para o mercado vietnamita, que é o sexto maior mercado de produtos do agronegócio brasileiro”, afirmou o ex-presidente em seu discurso.

Além disso, Lula mencionou a possibilidade do Vietnã firmar um tratado comercial com o Mercosul, bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. “Vou levar o tema a nossos parceiros do Mercosul, aproveitando a Presidência brasileira. Tenho certeza de que avançaremos nessa discussão”, comentou.

O ex-presidente também expressou seu interesse em aproximar o Mercosul da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), uma organização econômica que engloba os países do sudeste asiático. “Os países do sudeste asiático correspondem a quase 6,5% do PIB mundial em paridade de poder de compra. As exportações brasileiras para o conjunto de países do sudeste asiático já somam metade do que exportamos para a União Europeia”, afirmou Lula.

Para fortalecer a cooperação entre Brasil e Vietnã, Lula mencionou a visita do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, à Indonésia em breve. Durante essa viagem, serão discutidos planos de ação para a cooperação entre os dois países.

Por fim, Lula agradeceu o apoio do Vietnã ao pleito brasileiro por uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Essa vaga é uma das principais demandas do Brasil no âmbito internacional.

A visita de Lula ao Vietnã demonstra o interesse do ex-presidente em fortalecer as relações comerciais e diplomáticas entre os dois países. A possibilidade de firmar um tratado comercial com o Mercosul e a aproximação com a Asean são ações importantes para impulsionar o comércio internacional e aumentar as exportações brasileiras para a região asiática. Espera-se que essas iniciativas possam trazer benefícios econômicos para ambos os países envolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo