Lula busca pacificar relação com Arthur Lira visando rachar o centrão e evitar confronto direto no Congresso.





Artigo sobre a relação de Lula com Arthur Lira

Relação entre Lula e Arthur Lira gera expectativas

Em recente declaração, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou a sua relação com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Lula afirmou que teve uma conversa com Lira no último domingo (21), porém ressaltou que não se tratou de uma reunião formal. Segundo fontes próximas, uma reunião entre os dois está agendada para os próximos dias, o que tem gerado expectativas sobre o desfecho desse encontro.

De acordo com o jornalista Kennedy Alencar, Lula está buscando diminuir as tensões com Arthur Lira, visando uma possível reaproximação entre o presidente da Câmara e o líder do governo. Em seu diálogo de domingo, Lula pediu paciência a Lira e tentou estimular uma retomada das conversas entre ele e o deputado Padilha, evitando conflitos diretos. No entanto, ao declarar que não pretende realizar uma reforma ministerial neste momento, Lula pode estar fortalecendo Padilha em detrimento de Lira, o que poderia resultar em divisões no centrão.

O não apoio de Lula ao candidato de Lira, Elmar Nascimento, também foi destacado por Kennedy Alencar. O jornalista avalia que o ex-presidente utilizará o argumento de não se intrometer em disputas internas da Câmara para se manter neutro em relação a Nascimento, porém buscará composições com setores do centrão, provocando possíveis rachas no grupo político.

Em relação ao encontro com jornalistas, Lula focou em questões econômicas e evitou mencionar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Porém, sua crítica à imprensa pela pouca repercussão do programa Acredita foi considerada equivocada por Alencar, que destacou que o ex-presidente errou ao fazer comentários sobre Haddad e Alckmin. A estratégia de evitar citar Bolsonaro também foi percebida como uma tentativa de não gerar engajamento em seu favor.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo