Lula e Macron anunciam programa de 1 bilhão de euros para a bioeconomia na Amazônia e Guiana Francesa em encontro em Belém.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Emmanuel Macron anunciaram nesta terça-feira (26) um ambicioso programa que pretende investir nada menos que 1 bilhão de euros na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa.

O encontro entre os líderes ocorreu em Belém, cidade que sediará a COP-30 em 2025. A visita de Macron ao Brasil incluirá também uma passagem por Brasília na quinta-feira (28).

O programa, que tem previsão de duração ao longo dos próximos quatro anos, terá a participação ativa de bancos públicos brasileiros e da Agência Francesa de Desenvolvimento, além de contar também com investimento privado.

Uma importante característica do projeto é a inclusão de mulheres, homens e crianças dos povos indígenas e das comunidades locais no processo de tomada de decisão sobre a aplicação dos recursos.

Leia também: Salário médio dos brasileiros teve alta real de 1,2% em fevereiro, aponta boletim

Os principais focos de atuação incluem:

– Conservação e manejo sustentável das florestas;

– Planejamento e valorização econômica dos ecossistemas e áreas florestais;

– Tecnologias baseadas em recursos biológicos e práticas agroecológicas;

– Cursos de capacitação e criação de empregos;

– Manejo sustentável e restauração das florestas e da biodiversidade.

Durante a reunião, os presidentes se comprometeram a estabelecer parcerias globais para financiar a proteção das florestas tropicais e da biodiversidade, buscando novos mecanismos de financiamento para esse propósito em nível internacional.

Leia também: “Não queremos transformar a Amazônia num santuário da humanidade”, afirma Lula

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo