Lula gera polêmica ao afirmar que não será fotografado de andador ou muleta antes de cirurgia

O presidente Lula (PT) causou polêmica dias antes de sua cirurgia no quadril, marcada para esta sexta-feira (29), ao afirmar que não queria ser fotografado utilizando andador ou muleta. A declaração foi criticada por evidenciar preconceito em relação às pessoas com deficiência, insinuando que apenas aqueles que não necessitam de auxílio para caminhar são considerados bonitos. Vale lembrar que em abril, Lula já havia se desculpado por afirmar que pessoas com deficiência intelectual possuem “problemas de desequilíbrio de parafuso”. Esses episódios levaram a um debate mais amplo sobre o capacitismo e sobre a representação construída pelos políticos.

A questão da imagem dos políticos e os preconceitos a ela associados não é exclusiva do Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, há críticas em relação ao etarismo, que caracteriza Joe Biden, de 80 anos, como incapaz de assumir a presidência, enquanto Donald Trump, com 77 anos, não é alvo das mesmas avaliações negativas.

O Café de hoje traz uma análise sobre os elementos que influenciam na construção da imagem pública dos políticos e discute como esse processo ainda perpetua preconceitos. Para isso, o podcast entrevista Felipe Soutello, consultor estrategista em marketing político, responsável pelas campanhas de Simone Tebet (MDB) para a Presidência em 2022 e de Bruno Covas (PSDB) para a Prefeitura de São Paulo em 2020.

O Café da Manhã é um programa de áudio que é publicado no Spotify, serviço de streaming especializado em música, podcasts e vídeos, em parceria com o jornal Folha de S.Paulo. O episódio em questão pode ser ouvido clicando no link acima, e para acessá-lo no aplicativo, é necessário fazer um cadastro gratuito na plataforma.

O Café da Manhã é distribuído de segunda a sexta-feira, sempre nas primeiras horas do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe, e edição de som realizada por Thomé Granemann.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo