Lula marca presença em ato de servidores federais em greve e critica falta de diálogo do governo em relação à educação.




Participação de Lula em ato gera expectativas em meio à greve de servidores federais

A participação de Lula no ato ocorre em meio a greve de servidores federais e críticas da falta de diálogo do governo com os movimentos de base. Os professores e técnico-administrativos de universidades e institutos federais que aderiram a paralisação pedem que o presidente coloque em prática o discurso de “priorizar a educação”.

Pouco público e muitas bandeiras. Por volta das 12h, quando era previsto o discurso de Lula, o estacionamento do estádio contava com bastante espaço. As bandeiras das centrais sindicais ocupavam mais espaço.

Diferentemente do ato de 2023, Lula não fez anúncios de novos programas aos trabalhadores. No ano passado, o presidente divulgou a nova política de valorização do salário mínimo e também o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda. Já a promessa para regulamentação do trabalho por aplicativos, emperrou — o projeto sofre resistência no Congresso e protestos constantes de motoristas.

Representantes das centrais sindicais e políticos discursaram antes de Lula. O ato teve início por volta das 10h, no estacionamento do estádio do Corinthians, na zona leste.

Além do petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e ministros do governo marcaram presença. Alexandre Padilha (Relações Institucionais), André Fufuca (Esportes), Anielle Franco (Igualdade Racial), Cida Gonçalves (Mulheres), Luiz Marinho (Trabalho), e o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) estão no ato.

Prefeito Ricardo Nunes (MDB) e governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) não vão participar. O emedebista afirmou que irá festas comemorativas nas regiões leste e sul. Apesar de seu partido fazer parte do governo, Nunes se aproximou do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mirando à reeleição. Tarcísio, por sua vez, é criticado por bolsonaristas quando se aproxima de Lula.




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo