Maduro acalma o Brasil sobre intervenção na Venezuela: “Não há risco”, diz o líder político.

Maduro afirma que não há risco de intervenção na Venezuela

Por Jonas Silva, Correspondente Internacional

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou uma mensagem ao Brasil afirmando que não há risco de intervenção em seu país. Segundo ele, permitir que uma guerra regional surja no quintal do Brasil seria uma tragédia, e um líder político como o ex-presidente Lula não poderia permitir tal fracasso.

Essa declaração vem em meio a um comportamento típico de Maduro, que busca contrapor os Estados Unidos, inimigo tradicional da Venezuela, enquanto há pouco tempo celebrou um acordo para a reabertura do mercado americano para o petróleo e minérios venezuelanos, desde que o país realizasse eleições confiáveis. O comportamento de Maduro parece ter um viés eleitoral, buscando unificar o país em torno da fabricação de um inimigo externo.

O colunista do UOL, Josias de Souza, comenta que Maduro busca criar um inimigo externo para distrair a população e tentar garantir sua permanência no poder. Essa estratégia pode distrair o povo venezuelano, porém, não parece ser suficiente para resolver os problemas econômicos e políticos enfrentados pelo país.

O UOL News é o programa de notícias diárias do portal UOL, e vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições, com apresentação de Fabíola Cidral e Diego Sarza. O programa traz informações ao vivo e fica disponível para acesso posterior em sua íntegra.

Confira a íntegra do programa no vídeo abaixo:

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo