Maduro desafia Biden: “Venezuela mantém sua independência e soberania

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou uma provocação ao novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, depois que um de seus aliados, Alex Saab, foi libertado do território norte-americano. Maduro declarou que a Venezuela está de pé, com seu próprio modelo independente e soberano, e que não será colônia de ninguém. Essas declarações foram feitas após a libertação de Saab, um empresário venezuelano acusado de lavagem de dinheiro e corrupção pelos EUA.

Maduro também revelou que a libertação de Saab já havia sido acordada com a administração do ex-presidente Donald Trump, mas que a mudança de governo nos EUA fez com que tivessem que recomeçar tudo do zero. Antes de receber Saab, o governo venezuelano emitiu um comunicado condenando a detenção ilegal do empresário e destacando que o povo venezuelano o recebe com orgulho após três anos e meio de prisão.

Saab foi detido em junho de 2020, quando viajava para o Irã, com a intenção de negociar ouro em troca de combustível para a Venezuela. Ele foi acusado de lavagem de dinheiro e corrupção pelos EUA durante uma escala para abastecer a aeronave na ilha de Cabo Verde.

O presidente do Parlamento da Venezuela, Jorge Rodríguez, defendeu Saab, alegando que ele estava apenas “cumprindo funções” para conseguir medicamentos e alimentos para o povo venezuelano, em meio a um “bloqueio feroz” imposto ao país.

(Fonte: TeleSUR e Brasil de Fato)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo