McFish some dos restaurantes do McDonald’s após relançamento e gera reclamações de clientes nas redes sociais.







Artigo sobre o McFish do McDonald’s

Falta do McFish nos Restaurantes do McDonald’s Causa Reclamações dos Consumidores

Foi bom enquanto duraram os estoques. Depois de uma campanha de marketing com direito até a pré-venda e fila de espera, o McFish “desapareceu” dos restaurantes do McDonald’s em menos de uma semana após o relançamento, no dia 6 de fevereiro, provocando reclamações de clientes nas redes sociais.

Na avaliação dos consumidores, o “sumiço” do lanche de peixe empanado demonstra falta de organização. Especialistas em direito do consumidor falam em propaganda enganosa.

“Temos procurado todos os dias em unidades de São Paulo e nenhuma tem. Não criem demanda se não [a] atenderão”, escreveu o advogado Leonardo Barem Leite no Twitter.

Mesmo quem comprou na pré-venda não conseguiu comer por falta de estoque.

Alguns trataram o assunto com bom humor, enquanto outros ironizaram a situação. Mas houve quem não perdoou e se sentiu enganado.

Procurado pela Folha, o McDonald’s disse que a venda geral foi maior do que a antecipada, “o que resultou no esgotamento de estoques em restaurantes em todo o país, principalmente em São Paulo”.

Empresa faz ‘marketing de escassez’, afirma especialista

“O McDonald’s trabalha muito bem a construção de marca quando faz esse tipo de ação [de retorno], diz Roberta Campos, professora de marketing e comportamento de consumo na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

“No final, não é sobre o McFish, mas sobre vender que o McDonald’s é o lugar para comer sanduíches deliciosos, que sentimos saudade ou queremos experimentar antes que saia de linha de novo”, analisa a especialista.

Trata-se do chamado “marketing de escassez”, em que a oferta limitada de um produto ou serviço gera desejo e senso de urgência nos consumidores. “É usar um produto que era de nicho, mas muito nostálgico para um público pequeno, e criar uma dinâmica de antecipação”, diz Campos.

A falta do produto ofertado fere o Código de Defesa do Consumidor, dizem advogados. Maria Inês Dolci, especialista em direito do consumidor e colunista da Folha, afirma que a empresa não pode anunciar um produto como disponível e não tê-lo em estoque, o que fere o artigo 35 do código, e pode trazer consequências jurídicas.

O McFish saiu do cardápio em 2019, após uma análise do portfólio da rede no Brasil indicar que o esforço para mantê-lo era maior do que a procura pelo sanduíche. À época, o Big Mac, carro-chefe do McDonald’s, vendia mais de 400 unidades por dia, em um único restaurante, e o McFish, quatro.

A preparação do sanduíche era mais complexa que a de outros. O peixe usado no preparo vinha de navio do Alasca, e cada hambúrguer era frito na hora. Além disso, na receita original, ainda se usava apenas meia fatia de queijo, o que podia gerar desperdício em dias de movimento fraco.

Mas, assim que saiu de linha, o McFish entrou para a lista de hambúrgueres da rede que não ficaram famosos só pelo sabor, mas pelo saudosismo.


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