MEC divulga ordem de classificação dos candidatos ao Fies para o primeiro semestre de 2024, com novas regras e critérios de seleção




Resultado do Fies 2024 é divulgado pelo MEC

Resultado do Fies 2024 é divulgado pelo MEC

O Ministério da Educação divulgou na noite desta quinta-feira (21) a ordem de classificação e pré-seleção dos candidatos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2024. Os resultados podem ser conferidos no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Fies oferece vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições particulares participantes do programa, desde que os cursos tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os candidatos aprovados devem complementar sua inscrição no portal entre sexta-feira (22) e a próxima terça-feira (26). Após a complementação, os candidatos devem validar as informações declaradas no ato da inscrição em até cinco dias úteis, diretamente na instituição de educação superior para a qual foram pré-selecionados.

O Ministério destaca que os candidatos não pré-selecionados automaticamente entram na lista de espera para ocupar vagas eventualmente não preenchidas, de acordo com a ordem de classificação e modalidade de vaga estabelecida no edital do Fies.

A divulgação dos candidatos participantes da lista de espera está prevista para ocorrer entre 28 de março e 30 de abril, no Portal Único de Acesso.

Nesta edição do programa, o MEC ofertou mais de 67 mil vagas em 1.260 instituições privadas de educação superior. Diferentemente dos anos anteriores, 50% das vagas são reservadas para o Fies Social, voltado para pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritas no CadÚnico.

Uma mudança trazida pelo edital é a possibilidade de os candidatos escolherem até três opções de cursos, que podem ser de diferentes áreas do conhecimento. Anteriormente, os cursos escolhidos precisavam pertencer ao mesmo agrupamento de áreas.

No processo seletivo do Fies, os candidatos são selecionados com base na nota do Enem, considerando as edições a partir de 2010. A nota mínima exigida é de 450 pontos na média das cinco provas e nota maior ou igual a 400 na redação.

Critérios de classificação do Fies:

  • 50% das vagas são destinadas ao Fies Social, para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
  • Bolsistas parciais do Prouni têm prioridade na ampla concorrência;
  • Estudantes não beneficiados pelo Fies e sem diploma de graduação estão em seguida na lista de prioridade;
  • Outros critérios incluem estudantes com diploma de graduação que nunca tiveram contrato com o Fies.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo