Médico polêmico: Doutor Kefir, conhecido por disseminar desinformação sobre pandemia, recebe críticas de autoridades de saúde.



Verificação de Informações

Como verificamos: Em uma investigação minuciosa, o Comprova buscou no site da Corte dos Estados Unidos por processos envolvendo o nome do advogado Robert Kennedy Jr., não encontrando nenhuma informação que corroborasse as alegações. Adicionalmente, procuramos a Food and Drug Administration (FDA) para obter posicionamento sobre a eficácia e segurança das vacinas, assim como entramos em contato com a equipe do autor do vídeo, Djalma Marques.

O médico

Conhecido como doutor Kefir, Djalma Marques, que se tornou membro do Conselho Federal de Medicina em setembro de 2020, tem divulgado conteúdos negacionistas durante a pandemia. Em agosto de 2020, o Comprova desmascarou um post em que o médico afirmava que a pandemia era uma farsa criada por motivos políticos.

Em 2022, o Aos Fatos desmentiu uma publicação de Marques que alegava que a ivermectina e um antiviral da Pfizer agiam da mesma forma contra o novo coronavírus. No ano seguinte, a Lupa refutou a informação de que um tratado discutido na Organização Mundial da Saúde (OMS) permitiria o confinamento de pessoas.

Ao tentar contatar Marques através do Whatsapp, a reportagem recebeu uma resposta automática mencionando que ele fornece laudos médicos de isenção de vacina e tratamento para “pós-imunizados”, entre outros serviços.

O que diz o responsável pela publicação: A equipe de Marques não se pronunciou sobre a veracidade do conteúdo, apenas mencionou que o médico já havia discutido o assunto com o Instagram, onde o post foi feito. Questionados se a publicação foi removida devido à desinformação, responderam que, “por ser um médico ativo nas redes sociais, ocasionalmente é necessário ajustar informações, o que foi feito nesse caso”.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo