Ministério Público do RJ abre inquéritos para combater impactos das chuvas na Baixada Fluminense e pede ação imediata dos municípios.




Ministério Público do Rio de Janeiro abre inquéritos para reduzir impactos das chuvas na Baixada Fluminense

Ministério Público investiga ações para reduzir impactos das chuvas na Baixada Fluminense

O Ministério Público do Rio de Janeiro abriu seis inquéritos civis para que municípios da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, adotem medidas para reduzir os impactos causados pelas chuvas, em especial enchentes e inundações.

A decisão foi tomada pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Iguaçu após a forte chuva que atingiu o estado na quarta-feira (21), resultando em nove mortes e causando alagamentos e estragos em várias localidades.

O Ministério Público destaca a importância de ações preventivas no curto, médio e longo prazo. Os municípios abrangidos pelos inquéritos são Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Seropédica, Mesquita e Nilópolis.

Entre as vítimas fatais estão uma menina de 6 anos, que ficou soterrada em Mendes devido a um deslizamento de terra. Seu corpo foi encontrado na sexta-feira (23).

A Promotoria solicita que os municípios apresentem planos de drenagem urbana e relatórios de projetos para minimizar os impactos das enchentes e inundações. Uma das questões apontadas é a alta quantidade de áreas impermeabilizadas, que dificultam o escoamento das chuvas.

Segundo a promotora Patrícia Gabai, é fundamental adotar infraestruturas verdes, como áreas mais permeáveis, para melhorar o sistema de drenagem e o saneamento.

Representantes do governo do Rio se reuniram em Japeri para discutir as demandas dos municípios afetados pelas chuvas. O Corpo de Bombeiros atendeu a 160 ocorrências relacionadas às chuvas, resgatando cerca de 100 pessoas ilhadas e utilizando diferentes recursos, como ambulâncias, barcos, drones e aeronaves.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo