Ministra alemã defende direito à existência de Israel e apela por cessar-fogo e sistema de dois Estados na região do conflito.

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, que está no Brasil para reuniões do G20, fez declarações importantes sobre o conflito entre Israel e Palestina. Em um momento em que a região enfrenta intensos bombardeios e confrontos, a ministra relembrou sua visita à região do conflito por sete vezes e destacou a importância de compreender a situação ouvindo quem está vivenciando a crise.

Em suas declarações, Baerbock enfatizou a necessidade de solidariedade, citando um sobrevivente do Holocausto de 102 anos que afirmou: “Somos seres humanos, não há sangue cristão, não há sangue judeu, não há sangue muçulmano, há apenas sangue humano”. Ela ressaltou que apenas por meio do diálogo e da cooperação será possível combater o terrorismo e garantir a segurança das crianças na região.

Além disso, a ministra reforçou o posicionamento alemão sobre o Estado israelense, afirmando que Israel tem o “direito de existir inegociável”. No entanto, ela ressaltou a importância de garantir a segurança dos civis e defendeu a necessidade de um sistema de dois Estados para a região, declarando que Israel só poderá viver em segurança se os palestinos viverem em segurança em seu próprio Estado.

Ainda em suas declarações, Baerbock pediu a libertação de reféns pelo Hamas e destacou a importância da entrada de ajuda humanitária em Gaza. Ela enfatizou a necessidade não apenas de um cessar-fogo, mas também de um sistema de dois Estados que garanta a segurança de israelenses e palestinos na região.

As declarações da ministra ocorrem em um momento de intensa tensão e conflito na região, com impacto internacional. A posição alemã em relação ao conflito entre Israel e Palestina ganha destaque e deve ser acompanhada atentamente pelas demais nações. A ministra enfatizou a importância do diálogo, da cooperação e da solidariedade como elementos fundamentais para promover a paz e a segurança na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo