Ministro da Agricultura da Espanha se reúne com sindicatos em meio a ameaças de mobilização no setor agrícola.




Na Espanha, o ministro da Agricultura, Luis Planas, anunciou que receberá na sexta-feira representantes dos três principais sindicatos do setor, que ameaçam iniciar uma mobilização nas próximas semanas.

O setor rural espanhol enfrenta um momento difícil devido à seca que a afeta há três anos e reduziu consideravelmente as colheitas de azeitonas e cereais. Os sindicatos também denunciam a “burocracia asfixiante” da UE.

Apesar das situações diferentes, as mesmas reclamações são ouvidas na maioria dos países europeus: uma política da UE muito complexa, receitas muito baixas, inflação, concorrência estrangeira, acúmulo de regulamentações…

Além da revogação do pousio, a Comissão Europeia também anunciou na quarta-feira que vai estudar um mecanismo para limitar as importações, em particular de aves, da Ucrânia, país em guerra contra a Rússia desde 2022.

A nova Política Agrícola Comum (PAC), um dos pilares das políticas da UE e responsável por estabelecer as condições para a concessão de subsídios agrícolas, e o Pacto Verde climático cristalizam o mal-estar.

bur-tjc/zm/fp


O setor agrícola na Espanha está enfrentando um momento de crise devido à seca que afeta o país há três anos. Os sindicatos ligados ao setor ameaçam iniciar uma mobilização nas próximas semanas devido às dificuldades enfrentadas. O ministro da Agricultura, Luis Planas, anunciou que receberá representantes dos três principais sindicatos do setor, em uma reunião que ocorrerá na sexta-feira.

Além da seca, os sindicatos também denunciam a “burocracia asfixiante” da União Europeia (UE), que complicou ainda mais a situação no setor rural espanhol. Essa situação é muito semelhante à de outros países europeus, onde as mesmas reclamações são ouvidas: uma política da UE muito complexa, receitas muito baixas, inflação, concorrência estrangeira e acúmulo de regulamentações.

A Comissão Europeia, por sua vez, anunciou na última quarta-feira que irá estudar um mecanismo para limitar as importações, especialmente de aves, da Ucrânia, país que está em guerra contra a Rússia desde 2022. Essa medida tem como objetivo amenizar os impactos da concorrência estrangeira no setor agrícola europeu.

A crise no setor agrícola também é refletida nas políticas da UE, como a nova Política Agrícola Comum (PAC), que estabelece as condições para a concessão de subsídios agrícolas, e o Pacto Verde climático. Ambos os pilares das políticas da UE, segundo os sindicatos, cristalizam o mal-estar no setor.

Diante desse cenário de crise, os representantes dos sindicatos esperam encontrar soluções para os problemas enfrentados pelo setor agrícola espanhol. A reunião com o ministro da Agricultura, Luis Planas, é vista como uma oportunidade para discutir as dificuldades e buscar alternativas para a situação atual.

Essa mobilização e busca por soluções para a crise no setor agrícola espanhol estarão sob os holofotes nos próximos dias, à medida que a situação se desenrola e se desenha um caminho para superar os obstáculos enfrentados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo