Ministro da Defesa da China é a face pública do Exército de Libertação Popular e foco de interações militares com os Estados Unidos.







Matéria sobre Ministro da Defesa Chinês

O papel do ministro da Defesa da China é ser a face pública do Exército de Libertação Popular em seu envolvimento com a imprensa e com outras Forças Armadas.

Um elemento crucial de seu trabalho é o engajamento com os militares dos Estados Unidos para reduzir o risco de conflito em relação a Taiwan e no Mar do Sul da China, dois pontos de conflito aos quais Dong, de 62 anos, possui experiência.

Antes de se tornar chefe da Marinha do Exército de Libertação Popular e ser nomeado general em 2021, ele foi vice-comandante da Frota do Mar do Leste, a espinha dorsal do que hoje é o Comando do Teatro Oriental — a principal força responsável pela luta por Taiwan, uma ilha autogovernada que a China considera sua.

Ele também atuou como vice-comandante do Comando do Teatro do Sul, que opera no disputado Mar do Sul da China, cuja maior parte é reivindicada pela China.

“Dong está familiarizado com o gerenciamento de quase encontros entre militares chineses e norte-americanos. Isso será útil quando ele tiver que administrar crises entre as duas Forças Armadas”, disse Li Mingjiang, acadêmico de relações internacionais da Rajaratnam School of International Studies, em Cingapura.

Dong substitui Li Shangfu, que havia chefiado o departamento responsável pela aquisição e pesquisa de equipamentos antes de assumir o cargo de ministro da Defesa em março. Li não tem sido visto em público desde 25 de agosto.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo