Ministro da Secretaria de Comunicação participa do Roda Viva para discutir guerra entre Israel e Hamas

O programa Roda Viva recebe nesta segunda-feira (23) o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, para discutir a guerra entre Israel e Hamas. A edição do programa busca abordar a posição do governo brasileiro em relação ao conflito e as medidas que estão sendo tomadas para promover a paz e repatriar os brasileiros que estão em locais de perigo.

O Brasil, atualmente na presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU, tenta usar o órgão para protagonizar as negociações de cessar-fogo na região do Oriente Médio. Paulo Pimenta destaca que a prioridade do governo brasileiro é instaurar a paz na região e garantir a segurança dos brasileiros que se encontram nas zonas de conflito. Até o momento, já foram repatriados 1,4 mil brasileiros.

Uma das medidas tomadas pelo Brasil foi a apresentação de uma resolução no Conselho de Segurança da ONU, que propunha a criação de um corredor de ajuda humanitária para Gaza. A proposta recebeu 12 votos favoráveis, mas foi vetada pelos Estados Unidos, que alegaram que a resolução não mencionava o direito de defesa de Israel. Agora, uma nova versão da proposta deverá ser elaborada.

O ministro destaca que a posição americana foi mais influenciada por questões internas e eleitorais do que por discordância em relação aos esforços realizados pelo ministro Mauro Vieira. A bancada de entrevistadores do programa é composta por Eduardo Scolese, editor de política da Folha de S.Paulo, Jussara Soares, analista de política da CNN Brasil, Simone Iglesias, repórter de governo da Bloomberg no Brasil, Jeniffer Gularte, repórter do jornal O Globo em Brasília, e Guilherme Waltenberg, editor-sênior do Poder360. Além disso, o cartunista Luciano Veronezi participa ilustrando a entrevista em tempo real.

O programa Roda Viva, com apresentação de Vera Magalhães, vai ao ar ao vivo às 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais, como o Twitter, YouTube, TikTok e Facebook. Assista ao programa completo abaixo:

[Inserir link para assistir ao programa completo]

* As informações presentes neste texto foram baseadas no comunicado de imprensa divulgado sobre o episódio do programa Roda Viva com o ministro Paulo Pimenta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo