Ministro de Minas e Energia promove encontro para discutir transição energética e financiamento para empresas do setor.




Reunião sobre transição energética promovida pelo Ministro de Minas e Energia

Ministro de Minas e Energia promove encontro para discutir transição energética

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, promoveu um encontro do diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, com presidentes de associações e das principais empresas de energia e combustíveis do país. O objetivo do encontro foi discutir os planos para acelerar a transição energética no Brasil.

A reunião, que aconteceu nesta quarta-feira (31), resultou na assinatura do Plano de Trabalho Conjunto para a Aceleração da Transição Energética, feito pelo ministro e pelo diretor da IEA.

Além de representantes do governo, estiveram presentes na reunião Ana Cabral Gardner (Sigma Lithium), Antônio Rodrigues Junior (Compass), Evandro Gussi (Única), Marcelo de Carvalho (Meteoric Ressources), Maurício Bähr (Engie), Raphael Gomes (Votorantim), Ricardo Grossi (Serra Verde), Rodrigo Limp (Eletrobras), Rui Chamas (Isa Cteep), Sergio Pizzatto (Amaggi), Solange Pinto Ribeiro (Neoenergia) e Verônica Coelho (Equinor).

Durante as conversas, as empresas destacaram a importância do Brasil como um dos principais produtores de energia limpa no mundo, mas questionaram como o governo pretende financiar a transição das empresas para um modelo mais sustentável.

O Grupo Amaggi compartilhou os resultados de testes de descarbonização com o biodiesel B100 em caminhões e máquinas, e agora tem planos de avançar com o combustível no transporte por hidrovias, considerando que essa é a solução ideal para o interior do país, onde uma grande parte da safra agrícola é concentrada.

Ricardo Grossi, executivo da Mineração Serra Verde, defendeu investimentos na exploração de terras raras voltada para insumos à indústria de carros elétricos e para a geração eólica.

A Sigma Lithium destacou a integração do setor de mineração com o de energia, enquanto a CEO da Neoenergia, Solange Pinto Ribeiro, enfatizou que o país está liderando a transição energética, mas questionou a forma de financiamento e a burocracia para as empresas interessadas em migrar para o novo modelo.

Com Diego Felix.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo