Ministro do Peru renuncia após escândalo de tráfico de influência em favor de mulher chamada de “amor” em áudios revelados.




Renúncia do Primeiro-Ministro do Peru

Renúncia do Primeiro-Ministro do Peru

O primeiro-ministro do Peru, Alberto Otárola, anunciou sua renúncia nesta terça-feira (5) devido a um escândalo de suposto tráfico de influência. O político teve seu nome envolvido em áudios divulgados pela imprensa, nos quais ele demonstrava afeto por uma mulher beneficiada com contratos do Estado.

Em uma coletiva de imprensa realizada após uma reunião com a presidente Dina Boluarte, Otárola declarou: “Na conversa com a presidente da República, eu anunciei minha decisão de apresentar minha renúncia como presidente do conselho de ministros”. Após atuar como braço direito da chefe de Estado desde dezembro de 2022, o agora ex-primeiro-ministro enfrentou críticas e pressões para deixar o cargo.

O escândalo dos áudios levou Otárola a interromper uma missão oficial no Canadá e retornar ao Peru para lidar com a situação. As gravações, divulgadas pelo programa Panorama, mostravam o político expressando afeto por uma jovem que obteve contratos com o Estado. Apesar das acusações, Otárola negou ser corrupto e alegou que sua saída foi resultado de uma conspiração de seus adversários políticos.

“Vou me submeter a todas as investigações, porém a forma como esses áudios foram editados e apresentados ao público é grosseira”, afirmou o ex-primeiro-ministro.

Lá fora

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo