Módulo dos EUA pousa na Lua após mais de 50 anos, se tornando primeira espaçonave privada a chegar ao satélite natural




Módulo espacial dos EUA aterrissa na Lua após 50 anos – Jornalismo Espacial

Um módulo espacial dos Estados Unidos aterrissou na Lua nesta quinta-feira (22/02) em um marco histórico para a exploração espacial.

Pela primeira vez em mais de 50 anos desde a missão Apollo 17, o módulo Odysseus da Intuitive Machines foi o protagonista deste feito inédito. A missão Apollo marcou o fim do programa lunar em 1972, e agora, a Odysseus entra para a história como a primeira espaçonave de construção privada a alcançar o satélite natural.

Após uma jornada de mais de um milhão de quilômetros, o Odysseus pousou com sucesso por volta das 17h23 (horário central dos EUA) à beira da cratera Malapert, a cerca de 300 quilômetros do polo sul lunar, em uma aterrissagem que exigiu ajustes de última hora.

“Houston, Odysseus encontrou seu novo lar”, afirmou o diretor da missão, Timothy Crain, após alguns momentos de tensão com a perda temporária de comunicação com a espaçonave.

O administrador da Nasa, Bill Nelson, celebrou o momento ao declarar: “Hoje, pela primeira vez em mais de meio século, os Estados Unidos retornaram à Lua”.

Contratempos na aterrissagem

O pouso não ocorreu sem dificuldades, com a ferramenta de orientação da Intuitive Machines falhando, forçando o uso de um instrumento da Nasa para realizar a descida com segurança.

A missão, denominada IM-1, é parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da Nasa, que se insere no projeto Artemis para futuras viagens tripuladas à Lua.

Além dos instrumentos da Nasa, a Odysseus transporta encomendas de clientes particulares, como a empresa Columbia e o artista Jeff Koons, demonstrando a diversidade de interesses na exploração lunar.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo