Montanhista resgatado após três dias em fenda de 70 metros no Himalaia relata milagre e determinação para sobreviver

Nesta sexta-feira (22), o montanhista e ativista social Anurag Maloo, que passou três dias em uma fenda de 70 metros de profundidade no Anapurna, uma das montanhas mais desafiadoras do Himalaia, fez seu primeiro relato oficial sobre o incidente através de sua conta no Instagram.

Quando foi resgatado por uma equipe de especialistas poloneses, os médicos que o receberam em Katmandu, capital do Nepal, estimaram suas chances de sobrevivência em apenas 2% a 3%. O montanhista Moeses Fiamoncini, que estava com ele no momento da queda e registrou fotos do local da fenda, que acabaram sendo cruciais para encontrá-lo após três dias de intensas nevascas, relatou ao blog que o resgate foi um verdadeiro milagre.

Maloo, que acaba de passar por sua sexta cirurgia, compartilhou seu relato sobre o ocorrido:

“Este ano tem sido repleto de milagres. Primeiro, caí em uma fenda de 70 metros enquanto escalava o Monte Anapurna. Depois de três dias perdido, fui resgatado, quase fui declarado morto, mas fui resgatado de helicóptero e levado para o AIIMS Delhi, na Índia. É engraçado como quando alguém precisa sobreviver, desafia todas as probabilidades para continuar respirando. Sou consultor de desenvolvimento internacional para mercados emergentes e meu trabalho me levou a mais de 60 países. Eu adorava escalar montanhas e costumava organizar expedições com objetivos sociais. Em abril, estava escalando o Anapurna.

Fazia em torno de -40 graus Celsius e havia mais de 20 pessoas na equipe. No entanto, as condições climáticas estavam ruins e, durante a descida, acabei escorregando para a fenda. Mesmo naquele momento, não pensei que morreria. Minha mente pensou: ‘Ah, ok, estou caindo…’ antes de eu desmaiar. Eu tinha uma câmera GoPro presa em mim, que gravou minha queda na fenda. Eu me movia, mas não estava consciente. A única lembrança que tenho é de acordar em uma cama de hospital cercado por minha família e amigos oito dias depois. Fui informado que estive desaparecido por três dias até que um grupo de montanhistas poloneses liderado por Adam Bielecki e sua equipe de sherpas me resgatou. Meu acidente se tornou notícia internacional.

Os lugares que visitei e os amigos que fiz rezaram pela minha segurança. Quando fui declarado morto, meu irmão, Aashish, lutou com as autoridades para tentar me reanimar. Os médicos realizaram uma Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) por quatro horas antes de eu finalmente ter um batimento cardíaco estável. Uma semana depois, abri os olhos: tive uma segunda chance na vida. Os últimos cinco meses têm sido difíceis e não me lembro do que aconteceu nos primeiros dias. Passei por seis cirurgias, comemorei meu 34º aniversário e aprendi a valorizar a vida. Ainda tenho um ano de recuperação pela frente, mas tive muito tempo para refletir. Sei que nunca mais serei o mesmo, mas estou feliz, independentemente disso. Logo estarei de pé novamente e não apenas caminharei, mas correr até conquistar os picos novamente!”

Demonstrando uma incrível determinação e gratidão pela vida, Maloo compartilha sua história de superação, provando que é possível enfrentar desafios aparentemente impossíveis. A história do montanhista chamou a atenção de pessoas ao redor do mundo, que acompanharam e torceram por sua recuperação. E, ainda que sua jornada de recuperação esteja longe de terminar, Maloo já está se preparando para alcançar novas conquistas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo