Movimentos de esquerda vão às ruas em atos pela democracia e contra anistia a golpistas em diversas cidades do país.






Manifestações de Esquerda em Defesa da Democracia

Manifestações de Esquerda em Defesa da Democracia

No próximo sábado (23), movimentos e partidos de esquerda irão tomar as ruas de várias cidades do país em atos pela democracia e contra a anistia a golpistas. As manifestações têm como foco o presidente Jair Bolsonaro e não contarão com a presença do governo de Lula. O presidente e seus ministros não devem comparecer.

Os atos, que ocorrerão em pelo menos 23 cidades, incluindo locais fora do Brasil, terão seu principal evento no Largo do Pelourinho, em Salvador. Lá, presidentes de partidos, líderes dos movimentos e parlamentares estarão presentes, com destaque para a participação de Gleisi Hoffmann do PT e do governador Jerônimo Rodrigues.

Para evitar comparações com a manifestação realizada por Bolsonaro, os organizadores escolheram locais diferentes, como o Largo São Francisco em São Paulo, e distribuíram os protestos por várias cidades do país.

Além dos temas em defesa da democracia, os atos também abordarão a ação de Israel na Faixa de Gaza e a memória dos 60 anos do golpe militar. No entanto, a postura dos militantes de esquerda contrasta com a do presidente Lula, que instruiu seus ministérios a não fazer críticas ou atos que remetessem à ditadura militar.

Representantes de entidades afirmam que tanto o governo quanto os movimentos têm liberdade para decidir realizar ou não cerimônias em homenagem à data. Enquanto alguns minimizam a decisão do governo, outros criticam a postura de Lula de se manter distante dos atos.

Os protestos contarão com a participação de partidos como PT, PC do B, PV, Rede, PSOL, PSB e PDT, além de entidades como MTST, CUT, MST e UNE. A mobilização visa reafirmar o compromisso com a democracia e não deve incluir o pedido de prisão de Bolsonaro como bandeira.

Cidades com Atos Marcados

AL – Maceió – Calçadão do Comércio – 9h
BA – Salvador – Largo do Pelourinho – 15h
CE – Fortaleza – Praça do Ferreira – 8h30
DF – Brasília – Praça Zumbi dos Palmares – 16h
ES – Vitória – Praça Vermelha – 9h
GO – Goiânia – Coreto da Praça Cívica – 14h
MA – São Luís – Praça Deodoro – 9h
MG – Belo Horizonte – Praça Afonso Arinos – 9h
MS – Campo Grande – Praça do Rádio – 9h, e assim por diante…


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo