Nasa prevê fenômeno astronômico com até 120 meteoros por hora e aconselha observar o céu a partir das 21h, nesta quinta-feira.

O céu estará em chamas nesta quinta-feira, 14, à medida que a chuva de meteoros Geminídas atingir o seu pico. Segundo a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos, a Nasa, os meteoros atingirão uma velocidade impressionante de 127 mil km/h, ou 35 quilômetros por segundo. Durante o ápice do fenômeno, é possível observar e contar até 120 meteoros por hora ao atingirem a atmosfera da Terra.

De acordo com a Nasa, o fenômeno será visível “em todo o mundo” durante quase 24 horas, começando por volta das 21h, 22h. Para observar a chuva de meteoros com clareza, é aconselhável fazê-lo de um local escuro, longe da interferência de luzes urbanas. A agência espacial americana também orienta os observadores a deitarem de costas com os pés voltados para o sul e olharem para cima, sendo pacientes, já que o espetáculo durará até o amanhecer.

A chuva de meteoros Geminídas começou a aparecer em meados do século 19, com uma atividade de 10 a 20 meteoros por hora. No entanto, com o passar dos anos, sua intensidade aumentou significativamente, chegando a se tornar “uma das maiores do ano”.

Os Geminídeos são meteoros brilhantes e rápidos, de cor amarela, e seu nome deriva do seu “radiante”, ponto no céu de onde a chuva parece vir, que é a constelação de Gêmeos. É necessario olhar para o céu em direção a Gêmeos para observar o fenômeno.

Os meteoros da Geminídas têm como fonte restos de cometas e pedaços do asteroide 3200 Phaethon, que deixa um rastro de poeira ao girar em torno do Sol. A Terra passa por estas trilhas de detritos anualmente, permitindo que os pedaços colidam com a atmosfera e criem faixas coloridas e de fogo no céu.

Para observar a chuva de meteoros, é importante afastar-se de luzes urbanas, deitar de costas com os pés apontando para o sul e ser paciente, já que o fenômeno pode durar toda a madrugada.

Os amantes da astronomia e curiosos de plantão terão a oportunidade de contemplar este espetáculo astronômico na noite desta quinta-feira. A chuva de meteoros Geminídas promete ser uma visão deslumbrante, proporcionando momentos únicos a todos que se deitaram sob o céu estrelado e observarem com admiração cada meteoro cortando a atmosfera terrestre.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo