Navio mercante com bandeira de Bangladesh é liberado por piratas somalis após pagamento de resgate.




Grupo de piratas somalis libera navio mercante com tripulantes após pagamento de resgate

Grupo de piratas somalis libera navio mercante com tripulantes após pagamento de resgate

Um grupo de piratas somalis liberou um navio mercante com bandeira de Bangladesh e seus 23 tripulantes neste domingo (14), depois que os proprietários do navio pagaram um resgate, conforme informou a empresa de navegação responsável pela embarcação.

O MV Abdullah, que transportava 55 mil toneladas de carvão de Moçambique para os Emirados Árabes Unidos, foi abordado há um mês por várias dezenas de piratas a cerca de 1.000 quilômetros da costa da Somália.

O sequestro ocorreu em um momento de redução da pressão internacional contra a pirataria no oceano Índico, devido à transferência de muitos navios de guerra que guardavam a área para lidar com os ataques dos rebeldes huthis do Iêmen contra navios comerciais.

Esse episódio coloca em evidência a vulnerabilidade de navios mercantes que transitam por regiões suscetíveis à atividade de piratas, ressaltando a necessidade de medidas de segurança mais efetivas para proteger a tripulação e a carga transportada.

A libertação do MV Abdullah representa um alívio para as famílias dos tripulantes e para a comunidade internacional, que acompanhou o desfecho desse drama marítimo com apreensão e preocupação.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo