Negociações entre Rússia e Coreia do Norte sobre fornecimento de armas avançam, governo dos EUA pede cessação

Negociações entre Rússia e Coreia do Norte sobre fornecimento de armas continuam ativas, segundo porta-voz da Casa Branca

Por {nome do jornalista}

DD/MM/AAAA

“Como nós já havíamos dito, as negociações entre a Rússia e a Coreia do Norte sobre o fornecimento de armas progridem ativamente”, declarou Adrienne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca. “Nós sabemos que Kim Jong-un deseja que estas negociações continuem, com um encontro diplomático do mais alto nível na Rússia”, acrescentou, em um uma mensagem à imprensa.

Semana passada, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, havia manifestado preocupação com o avanço rápido das negociações entre os dois países e pedido à Coreia do Norte para “cessar as discussões”.

Moscou não confirmou a realização do encontro. “Não, não podemos [confirmar], não temos nada a dizer sobre este assunto”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a jornalistas nesta terça, em resposta às informações da Casa Branca.

Trem blindado

De acordo com o jornal New York Times, o encontro entre os chefes de Estado poderia acontecer em Vladivostok, cidade russa próxima da fronteira com a Coreia do Norte.

Citando fontes americanas e de países aliados, o diário detalhou o programa da viagem: Kim Jong-un iria à cidade de Vladivostok, na costa leste da Rússia, onde será realizado de 10 a 13 de setembro o Fórum Econômico Oriental.

Rússia e Coreia do Norte mantêm negociações ativas sobre fornecimento de armas

No último comunicado à imprensa, Adrienne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, reiterou o andamento das negociações entre a Rússia e a Coreia do Norte em relação ao fornecimento de armas, confirmando a intenção do líder norte-coreano Kim Jong-un de manter tais discussões e buscar um encontro diplomático de alto nível na Rússia.

O avanço rápido das negociações tem gerado preocupação por parte do Conselho de Segurança Nacional, que pediu à Coreia do Norte para “cessar as discussões”, segundo declarou John Kirby, porta-voz do órgão semana passada.

No entanto, o governo russo ainda não confirmou a realização do encontro. Em resposta às informações divulgadas pela Casa Branca, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que não têm nada a dizer sobre o assunto no momento.

Encontro em Vladivostok

Segundo o jornal New York Times, fontes americanas e de países aliados revelaram detalhes sobre o possível encontro entre os chefes de Estado. O local escolhido seria Vladivostok, cidade russa próxima da fronteira com a Coreia do Norte.

De acordo com o jornal, o líder norte-coreano Kim Jong-un viajaria para Vladivostok, onde será realizado o Fórum Econômico Oriental entre os dias 10 e 13 de setembro. A proximidade da data do evento e a localização estratégica da cidade justificam a escolha como cenário para as discussões entre os líderes.

No entanto, vale ressaltar que o governo russo ainda não se pronunciou oficialmente sobre a realização do encontro em Vladivostok.

Total de palavras: 320

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo