Negociações fracassam entre 194 países-membros da OMS para acordo sobre gestão de pandemias futuras, adiando discussões para abril.




OMS não chega a acordo sobre gestão de pandemias futuras

OMS não chega a acordo sobre gestão de pandemias futuras

Os 194 países-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) fracassaram, nesta quinta-feira (28), em chegar a um acordo sobre a gestão de pandemias futuras e vão retomar os diálogos em abril, em um último impulso após dois anos de negociações.

Os estados-membros da agência de saúde da ONU tentam elaborar há dois anos um acordo internacional para prevenir e responder de forma adequada a futuras pandemias. O objetivo é evitar os erros custosos e mortais da pandemia de covid-19, que afetou duramente as economias, fragilizou os sistemas de saúde e matou milhões de pessoas.

Apesar dos esforços, a falta de consenso entre os países tem sido um obstáculo nas negociações. A pandemia de covid-19 evidenciou a necessidade de cooperação global e de medidas eficazes para lidar com emergências de saúde pública.

Diante desse impasse, a OMS convocou uma nova rodada de negociações para o próximo mês, visando finalmente estabelecer um acordo que possa garantir uma resposta mais eficaz e coordenada a pandemias futuras.

A expectativa é de que os países consigam superar suas divergências e cheguem a um consenso que beneficie a todos, salvaguardando a saúde e a segurança da população mundial. A comunidade internacional aguarda com ansiedade por avanços nesse sentido, diante dos desafios que o futuro possa trazer.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo