Nestlé adquire Kopenhagen e Brasil Cacau em negócio de R$ 1 bilhão, expandindo sua presença no mercado de chocolates

Na madrugada desta quinta-feira (7), a Nestlé anunciou a aquisição da marca brasileira de chocolates Kopenhagen, assim como da Brasil Cacau. A compra foi concluída após negociações entre as empresas.

A marca Kopenhagen, controlada pela gestora americana Advent International desde 2020, será incorporada pela Nestlé até 2024.

Em fevereiro de 2002, a Nestlé havia anunciado a aquisição da Garoto por R$ 1 bilhão. Contudo, o negócio foi vetado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 2004, devido ao risco de criação de um monopólio das empresas no mercado de chocolates no Brasil. Após anos de disputa judicial, o acordo final entre as partes determinou que a Nestlé não adquiriria ativos que representassem pelo menos 5% do mercado de chocolates no país por cinco anos.

A aquisição da Kopenhagen pela Nestlé, segundo especialistas, não apresenta o mesmo risco de monopólio, uma vez que as marcas possuem perfis de consumidores distintos. Além disso, a Nestlé possui canais de distribuição diferentes, vendendo seus produtos para distribuidoras, enquanto a Kopenhagen mantém suas próprias lojas físicas. Os advogados também apontam que a aquisição não deve impactar nos preços das matérias-primas dos fornecedores.

Entretanto, a possibilidade de a Nestlé comercializar seus produtos nas lojas físicas da Kopenhagen e vice-versa pode levar o Cade a impor restrições à aquisição, visando evitar concentração de poder e favorecimento de preços.

A Kopenhagen, juntamente com a Brasil Cacau, possui mais de 800 lojas no Brasil, empregando cerca de 2.000 funcionários. A Nestlé, por sua vez, anunciou recentemente um aumento de investimento no país no valor de R$ 2,7 bilhões até 2026, com o objetivo de expandir suas fábricas de chocolates e biscoitos no mercado brasileiro.

No cenário dos concorrentes, a Kopenhagen enfrenta a Cacau Show, enquanto a Nestlé compete com marcas como Lacta, Arcor, Hershey e Mondelez.

Com a aquisição da Kopenhagen, a Nestlé busca fortalecer sua posição no mercado de chocolates do Brasil e expandir sua presença no país e no setor de doces. A transação está alinhada com a estratégia da empresa de investir e crescer no mercado brasileiro.

Fonte: Reuters

RAIO-X | KOPENHAGEN
Fundação: 1928
Lojas: 800
Funcionários: 2 mil
Principais concorrentes: Cacau Show

RAIO-X | NESTLÉ BRASIL
Fundação: 1921
Funcionários: 30 mil
Principais concorrentes: Lacta, Arcor, Hershey, Mondelez

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