Nível recorde do Rio Uruguai em Iraí causa desabrigados e prejuízos inesperados para moradores vulneráveis da região.






Enchentes em Iraí: Moradores enfrentam situação de emergência

Enchentes em Iraí: Moradores enfrentam situação de emergência

O rio do Mel subiu dez metros e o Uruguai, 12 metros. Segundo Roselei Gheno, secretária de Assistência Social e Coordenadora da Defesa Civil do Município de Iraí, “Nosso balneário foi construído para acomodar enchentes, e quem mora no entorno acaba sendo atingido quando a ‘água desce’, como falamos aqui. É uma espécie de termômetro para saber quando a região vai inundar. Essa enchente ainda é menor, em 2014 foi muito pior. Agora estamos com a situação estabilizada, mas voltou a chover, o tempo está fechado e imprevisível.”

Imagem: Vinícius Chequim/Cidade Regional

O volume de água pegou os moradores de Iraí desprevenidos. De acordo com a Defesa Civil da cidade, são 12,7 metros acima do nível esperado. Vinícius Chequim, um dos moradores afetados, relata: “A parte baixa, que é o centro, alaga com frequência. É a região mais pobre, mas dessa vez foi muito acima do que estamos acostumados.”

“Em outubro, após a terceira enchente, decidi morar com a minha tia por um curto período. No final do ano, vi o rio subir e descer tantas vezes, e agora a minha casa está completamente embaixo d’água. Não quero mais voltar para lá, alugarei outra”, desabafa Vinícius Chequim, morador de Iraí.

Iraí enfrentou dez enchentes em 2023
Imagem: Vinícius Chequim/Cidade Regional

Com 23 famílias desabrigadas desde quinta-feira (2), a prefeitura de Iraí declarou situação de emergência. No total, 40 famílias deixaram suas casas desde as enchentes de 2023. A Defesa Civil da cidade preparou um alojamento em um ginásio municipal para quem não tem para onde ir. A maior parte das casas do centro de Iraí são moradias irregulares de pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo