Normalização do relacionamento Brasil-Israel: diálogo para retomar relações diplomáticas estremecidas em meio a episódios recentes.




Relacionamento com Israel está caminhando para normalização, diz autoridade brasileira

Acho que sim [sobre a normalização do relacionamento com Israel]. Faz bastante tempo que não há nenhum tipo de retórica mais agressiva, tanto de Israel quanto do Brasil. Houve um tempo em que essa retórica estava muito aguerrida.

Temos um passado de relacionamento com Israel que é muito importante, é um patrimônio muito importante. É muito importante que esse patrimônio, nessas horas, passe a ser um fator de apaziguamento. A única reação contrariada de Israel foi por causa da nossa nota que não estava do jeito que Israel gostaria, já que queriam uma condenação muito mais veemente com relação ao que Irã fez.

Acredito, sim, que estejamos caminhando para uma normalização do relacionamento com um parceiro importante, que é Israel.

Mais cedo, o embaixador israelense Daniel Zonshine disse que as relações entre Israel e Brasil continuam estremecidas, mas há canais abertos de diálogo entre os dois países para que retomem o bom relacionamento.

Ainda estamos em uma espécie de crise diplomática, mas que não é necessária e podemos terminar isso com o uso de aparelhos diplomáticos. Não quero dizer o que cada um tem que fazer, mas há bastante opções diplomáticas para voltarmos a ter relações mais normais.

Essas opções, pelo menos no início, não serão públicas. Temos que resolver e voltar às relações como era antes e vamos achar essas maneiras. (…) Vamos e precisamos achar os canais políticos e diplomáticos para terminar este episódio entre os dois países.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo