Nota do Itamaraty sobre a Venezuela é elogiada por Pacheco, mas criticada pela demora do governo Lula em se posicionar




Posicionamento do governo brasileiro sobre a Venezuela

Em uma recente declaração, o colunista Ronilso Pacheco elogiou a nota divulgada pelo Itamaraty em relação à situação eleitoral na Venezuela. No entanto, Pacheco ressaltou que o governo do ex-presidente Lula demorou para se posicionar sobre essa questão.

“É outro momento e Lula é um interlocutor que quer uma incidência global maior. Ele precisa ter uma posição que seja mais coerente com o que todos falam. As denúncias e críticas em relação a Maduro são reincidentes.”

“Espero que realmente seja um despertar. É um posicionamento importante da diplomacia brasileira e que seja levado adiante. A democracia precisa estar acima desse tipo de relação. É uma nota acertada e tardia.”

“O Brasil não precisa se preocupar em se alinhar com críticos antigos da Venezuela. Precisa mostrar o quanto essa crítica é diferente, até para mostrar que o país, quando se posiciona desta forma, mostra a quão crítica é a situação chegou.”Ronilso Pacheco, colunista do UOL

O que aconteceu

O governo brasileiro manifestou sua preocupação com o processo eleitoral na Venezuela. Em comunicado, o Itamaraty questionou o impedimento do registro da candidatura de Corina Yoris, opositora do regime de Maduro.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo