Notícias Populares: Série recria o caos e sensacionalismo do jornal que marcou época e despertou paixão nos leitores

Em meio às comemorações de 25 anos do Canal Brasil, estreia a série “Notícias Populares”, uma crônica bem-humorada do jornal homônimo que marcou época. Os criadores da série, André Barcinski e Marcelo Caetano, buscaram trazer para o protagonista a sensação de caos e irreverência que caracterizava o ambiente de trabalho do Notícias Populares. O escritório do jornal era decorado com pastilhas coloridas e fotografias de mulheres seminuas, em poses sensuais. Esse ambiente descontraído contrastava com a sobriedade do ambiente de trabalho convencional.

André Barcinski, que trabalhou no Notícias Populares nos anos 1990, recriou as icônicas pastilhas do jornal, que foram coladas às paredes do prédio onde o jornal funcionou. A intenção era ter um cenário real para a série, que conta histórias fictícias baseadas nas notícias do diário. A proposta era traduzir o clima frenético e desordenado da redação do Notícias Populares, que se distanciava dos filmes americanos sobre jornalismo que glamorizam a profissão.

A série “Notícias Populares” é marcada pela trilha sonora carregada, cortes de câmera abruptos, visuais cafonas e montagem ágil, tudo para emular o sensacionalismo que era característico do jornal. Barcinski menciona que queria que o espectador sentisse a experiência de ler o jornal ao assistir a série. Marcelo Caetano acrescenta que o objetivo era evocar a nostalgia da redação original do Notícias Populares ao filmar no mesmo prédio onde o jornal funcionava.

Barcinski e Caetano enfatizam que, embora o Notícias Populares fosse conhecido por seu sensacionalismo, o jornal não publicava fake news. O diário ouvia todas as partes envolvidas e escolhia as notícias mais palpitantes para serem noticiadas. Um exemplo marcante é a cobertura do Bebê-Diabo, em que as reportagens traziam aspas de médicos negando o nascimento da criança com aspecto infernal, mas também davam espaço para padres que afirmavam a existência da criatura sobrenatural.

O Notícias Populares era um jornal complexo, que abordava temas populares e invisibilizados e também prestava serviços à população, segundo Caetano. Luciana Paes, atriz da série, destaca que o jornal refletia a cultura do Brasil profundo e servia como espelho do país. A série se passa nos anos 1990 e conta a história de uma jornalista fictícia, Paloma, que chega para chefiar a Redação do Notícias Populares e reformular o jornal para combater a queda nas vendas e a concorrência dos programas popularescos da televisão.

A linha entre realidade e ficção na série é tênue, mas embasada em pesquisa nos acervos da Folha e em conversas com ex-repórteres e fotógrafos do Notícias Populares. Barcinski e Caetano tiveram o aval de Otavio Frias Filho, filho do diretor de Redação da Folha, para gravar a série e pretendem explorar o acervo do jornal em futuras temporadas.

O último exemplar do Notícias Populares foi publicado em janeiro de 2001, encerrando uma era de sensacionalismo e irreverência na imprensa brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo