Nova erupção vulcânica na Islândia causa evacuações e ameaça usina elétrica com lava a apenas 200 metros de distância







Nova erupção vulcânica na Islândia

Na noite de sábado (16), teve início uma nova erupção vulcânica na península de Reykjanes, na Islândia, e no domingo (17) o vulcão continuava em atividade, com a lava fluindo em um ritmo mais lento, conforme informaram as autoridades locais. A polícia decretou estado de emergência assim que a erupção começou e a cidade de Grindavik, juntamente com o local turístico Blue Lagoon, foram evacuados. A fissura tem aproximadamente 4 km de extensão e esta é a quarta erupção registrada desde dezembro de 2023.

O Instituto Meteorológico Islandês (IMO) informou que o material derretido continua a fluir de forma “contínua e lenta”. Segundo o instituto, a lava está agora a cerca de 200 metros da tubulação de distribuição de água da usina elétrica de Svartsengi, que abastece eletricidade e água para 30 mil pessoas. Preocupações foram levantadas em relação aos possíveis danos à usina elétrica, que foi evacuada após a primeira erupção e agora está sendo monitorada à distância, com diques de proteção sendo construídos.

A atividade vulcânica evoluiu desde o início da erupção, com o IMO observando que houve uma diminuição na intensidade durante a noite e agora há três aberturas ativas na fissura. Além disso, a atividade sísmica também diminuiu significativamente durante a noite, em um padrão semelhante às erupções anteriores em Sundhnukur.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo