Novo drone brasileiro para Marte se destaca pela inovadora tecnologia de recarga de baterias







Vant brasileiro inovador para Marte

Um grupo de pesquisadores do Brasil desenvolveu um Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) inovador que pode ser fundamental para futuras missões em Marte. A tecnologia é considerada inovadora por permitir uma capacidade de recarga das baterias hoje inexistente.

De acordo com Alysson Nascimento de Lucena, pesquisador da UFRN e aluno de pós-doutorado em engenharia eletrônica e computação do ITA, os robôs que estão em Marte hoje utilizam painéis solares para recarregar suas baterias, entretanto, o Vant brasileiro possui a capacidade de recarregar suas baterias através de energia eólica. “…o diferencial do nosso equipamento está nessa recuperação de energia”, destaca o pesquisador.

Ilustraçao de como o vant vai funcionar em Marte Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal

Segundo Lucena, o Vant brasileiro poderá ter um papel crucial nas futuras missões para explorar Marte. Atualmente, somente há um tipo de drone em operação no planeta vermelho, e ele recarrega as baterias apenas através de energia solar, o que o faz sofrer com o acúmulo de poeira em suas placas de captação.

“Isso o faz correr o risco de ser perdido por redução de eficiência ou mesmo falta de energia. Nesse modelo, o recarregamento das baterias fica cada vez mais comprometido, chegando ao ponto de ter que entrar em modo hibernação para que o robô não ‘morra'”, enfatiza o pesquisador.

Apesar de precisar ser embarcado em uma nave-mãe para chegar até Marte, o Vant brasileiro poderá ser comandado de forma remota ao chegar no planeta e fazer voos por vários dias seguidos, contribuindo para a exploração espacial.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo