O ministro Alexandre de Moraes exige indenização de R$ 50 mil de advogado que o insultou ao chamá-lo de ‘advogado do PCC’.

No mês de junho de 2023, durante um júri envolvendo dois policiais militares acusados de assassinar dois suspeitos de roubo, o advogado criminalista Celso Machado Vendramini chamou Alexandre de Moraes de “advogado do PCC”. Em suas declarações, Vendramini afirmou que “todo mundo se cala, se teme para esse homem”. Além disso, o advogado também acusou Moraes de decretar prisões ilegais de bolsonaristas golpistas que invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal em 8 de janeiro. Vendramini destacou que “aqueles infelizes não tiveram audiência de custódia”.

Durante a audiência, o promotor Leonardo Spina rebateu as acusações de Vendramini. Ele deixou claro que o Ministério Público se opõe a esse tipo de argumentação e acrescentou que era importante registrar que o defensor havia afirmado que o ministro Alexandre de Moraes é ex-advogado do PCC.

No entanto, é importante ressaltar que desde 2017, quando foi indicado para o Supremo Tribunal Federal pelo então presidente Michel Temer, Moraes nega qualquer tipo de ligação com o PCC. Esse tema foi amplamente abordado durante a sabatina realizada no Senado antes de sua indicação.

As declarações de Vendramini causaram muita polêmica e repercutiram intensamente. Acusar um ministro do STF de ser advogado de uma organização criminosa tão perigosa como o Primeiro Comando da Capital é uma acusação grave e que deve ser apurada de maneira rigorosa.

Apesar das controvérsias e das acusações lançadas por Vendramini, é necessário ressaltar que todos os cidadãos têm o direito de terem sua reputação preservada até que se prove, de forma justa, qualquer envolvimento com crimes ou organizações criminosas. Por isso, é fundamental aguardar as investigações e os desdobramentos desse caso para que seja possível tirar conclusões mais sólidas sobre as acusações feitas pelo advogado.

Alexandre de Moraes, por sua vez, continuará exercendo sua função como ministro do STF e, sem dúvidas, terá a oportunidade de se defender de todas as acusações lançadas contra ele. A sociedade espera que a verdade seja revelada e que as devidas medidas legais sejam tomadas, caso haja comprovação das acusações feitas por Vendramini.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo