O que está por trás do fenômeno climático que trouxe chuvas e granizo ao Rio de Janeiro







Artigo Meteorologia

Na noite de terça-feira (14), os moradores do Rio de Janeiro foram surpreendidos por um fenômeno climático raro. Uma onda de calor sem precedentes atinge as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, e, em meio a esse cenário, chuvas fortes acompanhadas por queda de granizo chamaram a atenção na capital carioca. A zona oeste e a Baixada Fluminense foram as áreas mais afetadas pelas tempestades, de acordo com informações do Centro de Operações do Rio.

Nas redes sociais, a hashtag “granizo” chegou a ser um dos assuntos mais comentados, demonstrando a surpresa dos usuários com o fenômeno atípico. Mas afinal, como ocorre esse tipo de fenômeno climático?

De acordo com a meteorologista Carine Gama, da Climatempo, é normal que tempestades com granizo e ventos fortes ocorram após dias muito quentes, devido à formação de nuvens cumulonimbus. Essas nuvens, conhecidas como “nuvens frias”, possuem temperaturas abaixo de zero grau, permitindo a formação do granizo.

Por outro lado, as chamadas “nuvens quentes” têm temperatura acima de zero grau em toda a sua extensão, da base ao topo. Elas podem provocar chuvas fortes, porém não geram raios e nem granizo, explicou a Climatempo. Essas nuvens quentes são comuns no litoral do Nordeste, o que explica a ocorrência menos comum de granizo nessa região.

As condições climáticas atuais, as mudanças provocadas pelas alterações climáticas e os danos causados por tempestades de granizo foram evidenciados em diversos exemplos, como o registro de pedras de granizo gigantes na Espanha em 2020, que resultou em ferimentos e mortes. Além disso, as tempestades de granizo causam danos milionários todos os anos nos Estados Unidos.

A NOAA, agência do governo americano, enfatiza que as mudanças climáticas estão alterando os padrões de tempestades de granizo no mundo, tornando-as mais comuns e severas. E alerta para a média de US$ 1 bilhão em danos causados por tempestades de granizo nos Estados Unidos anualmente.

Assim, é evidente que o fenômeno do granizo é complexo e pode resultar em grandes prejuízos, impactando tanto áreas urbanas quanto rurais, além de representar um risco também para a aviação.

Em suma, o granizo é um fenômeno que, apesar de raro no Brasil, pode causar danos significativos, e as mudanças climáticas aumentam a probabilidade de sua ocorrência. Portanto, o estudo e a compreensão desse fenômeno são fundamentais para prevenir impactos e proteger a população e as atividades econômicas.

Este texto foi baseado em informações publicadas originalmente pela BBC News Brasil.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo