Obras de reforma da estação Santo Amaro interditam parte da ciclovia Franco Montoro
Por: [Nome do Jornalista] | Publicado em 10/09/2023
Na última quinta-feira (9), deu início mais uma interdição de parte da ciclovia Franco Montoro, na margem leste do rio Pinheiros, em consequência das obras de reforma da estação Santo Amaro. A interdição se estende por 1,4 km, entre o acesso da estação Santo Amaro e a ponte João Dias, na zona sul da cidade de São Paulo, impactando o trajeto de ciclistas que utilizam essa via. Esta nova interdição se soma a outras já existentes, totalizando a perda de 10,7 km dos 21 km totais da ciclovia para as reformas de outras estruturas em seu entorno.
Segundo informações da ViaMobilidade, concessionária responsável pelas linhas de trem e metrô que passam pelo local, a intervenção tem previsão de duração até o segundo semestre de 2024, visando trazer melhorias para a estação e suas imediações.
Diante desse cenário, a concessionária buscou minimizar os impactos negativos para os ciclistas, construindo um desvio por escada na ponte do Socorro, criando mais uma conexão entre as ciclovias das margens leste e oeste do rio Pinheiros. No entanto, essa solução não atendeu às expectativas dos grupos de ciclistas, que solicitaram a construção de uma rampa, por ser considerada mais adequada ao público da ciclovia.
Paulo Alves, do coletivo Bike Zona Sul, mencionou que a ideia da escada não foi aceita pelos ciclistas e criticou a interdição de um banheiro que servia os frequentadores da ciclovia, sem propostas de construção de um novo. Além disso, o uso de escadas para conectar as ciclovias ao viário tem sido problemático para pessoas com mobilidade reduzida e para aquelas que não se sentem seguras em carregar bicicletas pelas escadas metálicas.
Outra crítica relevante foi evidenciada por uma ciclista, indignada com a proposta da concessionária: “Esses filhos da mãe deveriam pelo menos uma vez na vida carregar uma bicicleta escada acima para entender o que estão propondo. Machistas, vilões! Simplesmente inviabilizam toda a ciclovia.”
Além das interdições na ciclovia, a concessionária também instalou uma escadaria para acessar a estação Santo Amaro, em substituição à rampa original, também interditada pela obra. Com isso, as bicicletas podem contornar as obras por trechos provisórios, alguns sem pavimentação e com lama, que margeiam a ciclovia original, trazendo mais desafios para os ciclistas.
Diante desse cenário, as obras de reforma da estação Santo Amaro têm gerado impactos significativos na rotina dos ciclistas que utilizam a ciclovia Franco Montoro, demandando soluções mais adequadas e inclusivas para a continuidade do uso desse importante meio de transporte na cidade de São Paulo.