OMS enfrenta obstáculos para acessar hospital em Gaza e alerta para risco de morte dos pacientes




A situação no hospital Nasser, localizado em Gaza, está causando preocupação e tensão. A equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) tentou acessar o local para avaliar as condições dos pacientes e suprir as necessidades médicas críticas, porém, foi negada a entrada. Segundo o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a chegada da equipe ao complexo hospitalar tinha o objetivo de entregar combustível, mas a entrada foi bloqueada, impedindo a avaliação das condições dos pacientes.

Tedros Adhanom Ghebreyesus enfatizou a urgência da abertura da unidade hospitalar. Ele alertou que o atraso no acesso ao hospital terá consequências diretas na vida dos pacientes e pediu que o acesso aos pacientes e ao hospital seja facilitado. Nas redes sociais, o diretor ressaltou que o custo dos atrasos será pago com vidas.

A invasão de militares israelenses ocorreu na quinta-feira, e desde então, a OMS tem lutado para entrar no local. A organização destacou que há aproximadamente 200 pacientes no hospital, e pelo menos 20 deles necessitam de transferência imediata para outros hospitais em busca de cuidados médicos urgentes.

Nasser hospital in Gaza is not functional anymore, after a weeklong siege followed by the ongoing raid. Both yesterday and the day before, the @WHO team was not permitted to enter the hospital to assess the conditions of the patients and critical medical needs, despite…
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo