ONU marca aniversário como chamado à esperança e ação, apesar dos inúmeros conflitos e desafios globais




Evento da ONU: discurso de esperança e chamado à ação

Evento da ONU: discurso de esperança e chamado à ação

“Vejo o evento de hoje como um chamado à esperança e um chamado à ação”, disse Turk, representante da Organização das Nações Unidas (ONU), durante seu discurso marcante. As palavras de Turk ressoaram fortemente no discurso, enfatizando que a declaração inspirou sucessos históricos, como o fim da segregação racial nos Estados Unidos e do apartheid na África do Sul, demonstrando a capacidade da humanidade de superar desafios.

No entanto, em meio ao tom esperançoso, Turk também lamentou os fracassos da luta por igualdade e justiça em todo o mundo. Ele destacou as preocupações com conflitos armados, referindo-se aos milhões de pessoas que sofrem insuportavelmente no Território Palestino Ocupado e em Israel, assim como à fome, discriminação, repressão e poluição que ainda prevalecem em diversas regiões do planeta.

A ONU destacou que, atualmente, existem 55 conflitos armados ativos em todo o mundo, incluindo a guerra no Sudão e a invasão russa na Ucrânia, evidenciando um período de instabilidade global que a organização está empenhada em superar.

Nas comunicações sobre o evento de dois dias, o gabinete de Turk evitou o termo “celebrar” ao se referir ao aniversário da ONU, optando por utilizar o termo “marcar”, ressaltando assim a necessidade de reflexão e ação diante dos desafios globais que se apresentam.

Por outro lado, outras autoridades da ONU foram mais pessimistas do que Turk, destacando a urgência de enfrentar a polarização e a falta de solidariedade que predominam na atual conjuntura


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo