Operação de GLO em portos e aeroportos do Rio e SP pode ser prorrogada por mais seis meses com emprego de militares.



Governo federal pode prorrogar operação de GLO em portos e aeroportos do Rio e São Paulo

Governo federal pode prorrogar operação de GLO em portos e aeroportos do Rio e São Paulo

De acordo com informações obtidas, existe uma grande possibilidade de o governo federal prorrogar por mais seis meses a operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo. Essa prorrogação implicaria no emprego de militares da Marinha e da Aeronáutica nessas regiões.

O atual decreto que autoriza a operação tem validade até maio, porém, a avaliação é de que o impacto sobre o crime organizado foi positivo, levando as autoridades a considerar a necessidade de prolongar a atuação por mais tempo nesses locais estratégicos.

Apesar da intenção de prorrogação, especialistas do Ministério da Justiça apontam para um efeito limitado das GLOs, uma vez que os criminosos tendem a buscar rotas alternativas em outros portos e aeroportos para o tráfico de drogas e armas, contornando a ação militar.

Os militares estão atualmente presentes nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí (RJ) e Santos (SP), além dos aeroportos do Galeão (RJ) e Guarulhos (SP), onde têm desempenhado um papel crucial na segurança dessas áreas.

Assinatura e apoio

Se você gostou deste conteúdo e deseja ter acesso a mais notícias, considera tornar-se assinante da nossa plataforma para liberar cinco acessos gratuitos a qualquer link por dia. Clique no link abaixo para saber mais.

Aproveite os benefícios de ser assinante

Além do acesso a reportagens e colunas exclusivas, os assinantes têm direito a newsletters personalizadas e alertas das principais notícias do dia. Seja parte do nosso time e nos ajude a promover um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo