Operação do MP e SSP da Bahia desarticula esquema de tráfico de armas envolvendo policiais militares e penal. Suspeitos vendiam fuzis via grupo de aplicativo.




Operação do Ministério Público e da Secretaria da Segurança Pública desarticula esquema de tráfico de armas na Bahia

Operação desarticula esquema de tráfico de armas na Bahia

Nesta segunda-feira (26), três policiais militares e um penal da Bahia foram alvos de uma operação conjunta do Ministério Público e da Secretaria da Segurança Pública, sob suspeita de envolvimento com o tráfico de armas.

Além dos agentes de segurança, um homem que não é policial também está sendo investigado por suposto envolvimento no crime. Ele é apontado como pai de um dos policiais penais envolvidos e proprietário de uma loja de armas localizada no bairro de Cidade Nova.

De acordo com informações da Promotoria, o grupo estaria envolvido na venda de quatro fuzis modelo Colt, pelo valor de R$ 70 mil cada, que teriam sido recolhidos pelos policiais militares de membros de uma facção criminosa. A negociação teria ocorrido em um grupo fechado de aplicativo de mensagens formado por policiais.

A identidade dos suspeitos não foi revelada. A Secretaria da Segurança Pública foi questionada sobre a presença de advogados para os investigados, mas não forneceu informações a respeito.

As investigações apontam que, no final de janeiro, os suspeitos tentaram comercializar quatro fuzis apreendidos de uma facção criminosa atuante em Cajazeiras, em Salvador. No entanto, o material não foi apresentado à Polícia Civil, seguindo o protocolo estabelecido.

Segundo apurações, as fotos das armas eram tiradas dentro de uma viatura policial para serem anunciadas no grupo de WhatsApp formado por policiais militares. Dois fuzis teriam sido vendidos, enquanto os outros foram entregues para reparo ao agente penal e seu pai.

Na operação realizada nesta segunda-feira, um dos policiais militares foi detido em flagrante com munição de uso restrito, miras para fuzil e cocaína. Ao todo, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos, resultando na apreensão de miras de fuzis, munição e drogas. Todo o material será submetido a perícia.

As ações judiciais foram realizadas em diversos bairros de Salvador, como Cajazeiras, Fazenda Coutos, Caminho de Areia, Garcia, Cidade Nova e Tancredo Neves. Os mandados foram expedidos pela Vara de Auditoria Militar da Comarca da cidade. O material apreendido será encaminhado para análise pericial, a fim de subsidiar as investigações em curso.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo