Operação Tempus Veritatis: Clã Bolsonaro na Mira da Justiça Internacional por Espionagem e Tentativa de Golpe






Clã Bolsonaro na mira da Justiça

O clã Bolsonaro na mira da Justiça foi o título escolhido pelo jornal francês Le Monde para tratar a investigação da PF na reportagem. O teor da matéria se concentrou na suspeita de que a Abin teria utilizado o software israelense First Mile para espionar centenas de figuras políticas e públicas, por ordem do ex-presidente e de seus filhos.

Na Coreia do Sul, uma das principais agências sul-coreanas, a Yon Hap News, também deu a notícia. O portal apresentou os estágios da operação da PF envolvendo Bolsonaro e seus aliados, e destacou o panorama geral das investigações mencionando a condição de inelegibilidade do ex-presidente, que está atualmente “desqualificado” para concorrer à presidência por oito anos por “abuso de poder” e por “espalhar suspeitas infundadas sobre o sistema eleitoral”.

Operação Tempus Veritatis

O dia amanheceu com os agentes da Polícia Federal atrás do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), na cidade carioca de Angra dos Reis, que cumpriam pedidos de busca e apreensão e prisão preventiva no âmbito da Operação Tempus Veritatis, desencadeada nesta quinta-feira (08/02).

A ordem judicial de 134 páginas proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e um dos alvos do esquema ilegal de espionagem da Abin, teve como objetivo principal apurar um suposto esquema de organização criminosa que teria sido trabalhado por dezenas de aliados do ex-presidente, e possivelmente pelo próprio ex-presidente, em uma tentativa de golpe e abolição do Estado Democrático de Direito brasileiro.

A operação, que foi criticada por Bolsonaro como “uma perseguição implacável”, saiu do eixo nacional e foi destaque do noticiário internacional, incluindo os veículos de maior relevância.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo