Operação Tempus Veritatis: Revelações do envolvimento de Bolsonaro e seu círculo político na intentona golpista levantam questionamentos sobre seu futuro.







Notícia sobre Operação Tempus Veritatis

Operação Tempus Veritatis: Novas Revelações Abalam o Governo Bolsonaro

Na abertura do ano judiciário, na semana passada, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, comemorou que a Justiça voltava das férias em meio a um aprazível clima de paz institucional. Só quem tomou sua fala de um jeito errado surpreendeu-se com o dia de ontem. A chegada da Justiça à pessoa de Jair Bolsonaro, aos seus familiares e ao seu círculo político e militar mais próximo vinha sendo escrita nas estrelas com letras garrafais. A colaboração premiada de Mauro Cid; as medidas duras tomadas contra Anderson Torres, seu ex-ministro da Justiça, e Alexandre Ramagem, ex-chefe da Abin durante seu governo; e a chegada da polícia aos endereços de seu filho Carlos, entre outros tantos alertas, eram sinais recentes mais do que óbvios. A operação policial batizada com pompa bíblica, Tempus Veritatis, mostrou que a normalidade que Barroso celebra não será construída com leniência nas apurações criminais que podem atingir o ex-presidente.

Bolsonaro, certamente, não foi pego de surpresa. Tinha discurso pronto, o único que lhe sobrou, e acusou o tribunal de “perseguição implacável”. Pediu: “Me esqueçam.” A súplica é impossível de ser atendida, pois a Justiça criminal só esquece quando há prescrição ou inoperância, e nenhuma das duas coisas está no horizonte quando se trata do planejamento e da tentativa do golpe de Estado de 8 janeiro de 2023. Bem ao contrário, especialmente após a troca de Augusto Aras por Paulo Gonet Branco no comando da Procuradoria-Geral da República. A PGR manifestou-se pela prisão dos quatro detidos na Tempus Veritatis, sendo um deles Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência da República, e os outros três, militares. Há poucos dias, o órgão havia se manifestado também favoravelmente à investida da Polícia Federal sobre Carlos Bolsonaro, nas apurações sobre a chamada Abin paralela.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo