Órgãos do governo manifestam interesse em aderir à prova nacional unificada para concursos públicos da gestão federal

Mais de dez órgãos, autarquias e ministérios do governo já demonstraram interesse em participar da prova nacional que busca unificar todos os concursos públicos para cargos na administração federal. A proposta, que foi divulgada pela coluna no mês passado, tem como objetivo aplicar um modelo inspirado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), levando a prova para regiões remotas do país e reduzindo os custos.

Dentre os 11 órgãos e pastas que já manifestaram interesse em aderir ao novo modelo de prova, estão o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e os ministérios da Justiça e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além do próprio Ministério da Gestão, responsável pela iniciativa.

Esses órgãos são responsáveis por um total de 4.800 vagas que poderão ser preenchidas por meio do “Enem dos concursos”. Segundo um estudo preliminar, aproximadamente 180 cidades serão selecionadas para a aplicação da prova, principalmente nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste, com base em um levantamento realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

A ministra da Gestão, Esther Dweck, destacou que esse processo visa democratizar o acesso aos cargos públicos e fortalecer o setor, afirmando que há muito tempo muitos órgãos federais não realizam concursos e que muitas das provas são aplicadas apenas nas grandes cidades. A experiência bem-sucedida do Enem foi uma inspiração para remodelar os processos seletivos.

Na última semana, o ator Murilo Benício realizou a pré-estreia do seu novo filme, “Pérola”, no Espaço Itaú de Cinemas Frei Caneca, em São Paulo. Diversos convidados estiveram presentes, incluindo as atrizes Drica Moraes e Vera Holtz, e a dramaturga Maria Adelaide Amaral.

Assinantes têm o benefício de acessar gratuitamente até cinco links por dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo