Papa Francisco enfrenta desafios de saúde e planeja ritos fúnebres simplificados em 2024.







Papa Francisco enfrenta desafios de saúde e planejamento para o futuro

O pontífice vem de quatro internações em 2023 e disse que sua saúde estava boa, mas pediu orações enquanto lida com as limitações da idade avançada.

A velhice não pode ser maquiada, ela se apresenta tal como é. Por outro lado, é preciso saber aceitar os dons da velhice.
Papa Francisco à N+

Ainda segundo o Papa, todos os seus planos de viagem foram “repensados” devido à idade avançada e, para 2024, está confirmada apenas uma visita à Bélgica, enquanto outras duas – para Argentina e Polinésia – ainda estão pendentes.

Ritos fúnebres simplificados

Francisco evitou grande parte da pompa e dos privilégios do Vaticano, e agora ele também decidiu simplificar os elaborados ritos fúnebres de um pontífice e ser o primeiro a ser enterrado fora do Vaticano em mais de um século.

Francisco disse que, devido à sua devoção a Maria, a Mãe de Deus, ele decidiu ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde tradicionalmente vai rezar antes e depois de cada uma de suas viagens ao exterior. A missa fúnebre em si deve ser realizada na Praça de São Pedro.


O Papa Francisco enfrenta desafios em relação à sua saúde e planejamento para o futuro. Em meio a quatro internações em 2023, o pontífice declarou que sua saúde estava boa, mas pediu orações para lidar com as limitações da idade avançada. Em suas próprias palavras, “a velhice não pode ser maquiada, ela se apresenta tal como é. Por outro lado, é preciso saber aceitar os dons da velhice”.

Além disso, o Papa revelou que todos os seus planos de viagem foram “repensados” devido à idade avançada. Para 2024, está confirmada apenas uma visita à Bélgica, enquanto outras duas – para Argentina e Polinésia – ainda estão pendentes. Essa mudança reflete a necessidade de adaptação às limitações físicas que vêm com a idade.

Outra decisão significativa de Francisco é a simplificação dos ritos fúnebres de um pontífice, evitando grande parte da pompa e dos privilégios do Vaticano. Ele também será o primeiro a ser enterrado fora do Vaticano em mais de um século. O Papa expressou sua devoção a Maria, a Mãe de Deus, ao decidir ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde tradicionalmente vai rezar antes e depois de cada uma de suas viagens ao exterior. A missa fúnebre em si deve ser realizada na Praça de São Pedro.

Diante dessas mudanças, o Papa Francisco pede o apoio e as orações dos fiéis, enquanto ele continua a desempenhar seu papel como líder espiritual da Igreja Católica. A adaptação às limitações da idade e a reorganização de planos refletem a abordagem cuidadosa e pragmática do pontífice diante de sua própria fragilidade física. Com isso, Francisco busca manter-se comprometido com suas responsabilidades pastorais, mesmo diante dos desafios que a idade traz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo