Paraná lança Polis para promover desenvolvimento sustentável nos municípios em parceria com a ONU e AMP






Matéria Jornalística

O Governo do Paraná anuncia para 2024 a implementação do Programa de Promoção dos Objetivos Locais Integrados de Desenvolvimento Sustentável (Polis), uma iniciativa que visa auxiliar os municípios a trabalharem de forma organizada em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A Superintendência-Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) está à frente da ação, compreendendo a importância de alinhar as iniciativas do Estado com a Agenda 2030.

continua após publicidade

O Polis foi instituído por meio do Decreto nº 4.479/2023 e teve seu lançamento oficial realizado durante o Encontro de Municípios do Paraná (Emunpar), promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Dividido em três etapas – diagnóstico, planejamento e execução – o programa visa fornecer subsídios para que as prefeituras possam identificar suas necessidades, estabelecer prioridades e executar ações que levem ao desenvolvimento sustentável local. A SGDES, em parceria com os municípios, está desenvolvendo ferramentas como um Business Intelligence (BI) que fornecerá dados para embasar o planejamento municipal.

continua após publicidade

Segundo Keli Guimarães, superintendente-geral da SGDES, o Polis é uma iniciativa inovadora que visa melhorar a qualidade de vida da população paranaense, alinhando as ações locais com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU. A integração dos ODS nas políticas públicas, orçamentos municipais e ações de empresas e comunidades locais são fundamentais para o sucesso do programa.

O modelo de governança do Polis envolve a SGDES e diversas instâncias locais, incluindo representantes do Estado, instituições, empresas e universidades. Essa estrutura coletiva permitirá uma abordagem abrangente para a implementação dos ODS em nível municipal.

continua após publicidade

No contexto das parcerias já estabelecidas, destaca-se a colaboração com a AMP e a Escola de Gestão do Paraná (EGP) para ampliação das ações nos 399 municípios do estado. Além disso, nos próximos meses, a SGDES lançará um chamamento público para entidades não governamentais interessadas em contribuir com o programa.

Com a inclusão dos ODS no Plano Plurianual (PPA) do estado, o Paraná reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. O investimento previsto de R$ 246 bilhões para o período de 2024 a 2027 reflete o engajamento do governo em alinhar suas ações com a Agenda 2030.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo