Partidos articulam alianças para eleições municipais em 2024 e repetição da polarização entre Lula e Bolsonaro nas capitais.






Eleições Municipais

Partidos se articulam para eleger prefeitos e vereadores nas eleições municipais

Em um ano de eleição municipal, os partidos políticos já estão se movimentando para formar alianças e buscar apoio visando a eleição de prefeitos e vereadores nas 5.569 cidades brasileiras. A expectativa é que as eleições municipais reflitam a polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) observada durante as eleições de 2022.

Em São Paulo, por exemplo, o presidente Jair Bolsonaro já manifestou seu apoio à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL), enquanto o ex-presidente Lula deve apoiar o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).

O PT busca reverter a derrota histórica de 2020, quando não elegeu prefeitos em nenhuma capital, lançando 16 pré-candidatos em capitais. Já o PL, que teve a maior bancada no Congresso em 2022, planeja lançar mais de mil candidatos próprios a prefeituras e tem pré-candidatos em 16 capitais do país.

Com as convenções partidárias programadas para ocorrer entre julho e agosto, o cenário político nacional deve ganhar contornos mais claros. O centrão, maioria em número de prefeituras no Brasil, pretende manter sua capilaridade política, enquanto as legendas de centro-direita que compõem a base do governo Lula devem formar alianças rivais ao PT, tornando a disputa mais acirrada.

Análise e discussão

O programa “Café da Manhã” discutiu os preparativos para as eleições municipais deste ano, analisando as alianças já em curso e de que forma o pleito nas cidades impacta a política nacional. O episódio contou com a entrevista de Ranier Bragon, repórter da Folha de S.Paulo em Brasília.

O “Café da Manhã” é um podcast publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha, especializado em música, podcast e vídeo. Os episódios são disponibilizados diariamente e apresentados pela jornalista Gabriela Mayer, com produção de Carolina Moraes, Daniel Castro e Maurício Meireles, e edição de som por Thomé Granemann.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo