Percepção econômica dos brasileiros: O que os números mostram versus o que as pessoas sentem – análise do Datafolha.




Análise da Pesquisa do Datafolha sobre a Economia Brasileira

No cenário político e econômico do Brasil, a mais recente pesquisa realizada pelo Datafolha trouxe à tona uma avaliação negativa do governo Lula (PT) e um aumento significativo no pessimismo dos brasileiros em relação à economia do país. De acordo com o instituto, uma parcela maior da população considera que o setor econômico piorou nos últimos meses, além de demonstrar mais preocupação com a inflação e o desemprego no futuro.

A deterioração da percepção atual e das expectativas econômicas foi observada em grande parte dos casos, ultrapassando a margem de erro de 2 pontos percentuais. O levantamento realizado pelo Datafolha contou com a participação de 2.002 eleitores em 147 municípios, nos dias 19 e 20 de março. A porcentagem dos entrevistados que acreditam que a economia piorou desde dezembro aumentou de 35% para 41%, enquanto aqueles que enxergam melhorias passaram de 33% para 28%.

Apesar desses resultados negativos, é importante destacar que indicadores como inflação e desemprego apresentam cenários mais positivos. Mesmo com um aumento pontual nos preços dos alimentos e uma recuperação gradual do PIB em comparação com os últimos trimestres, a economia brasileira encerrou o ano de 2023 superando as previsões pessimistas e iniciou o ano de 2024 com boas notícias, como o crescimento no volume de serviços e a criação de mais vagas formais de emprego do que o esperado.

O programa de áudio Café da Manhã, realizado nesta terça-feira (2), debateu as razões pelas quais a percepção dos brasileiros sobre a economia parece discrepar dos dados objetivos. A repórter da Folha, Alexa Salomão, conduziu a conversa com os economistas Deborah Bizarria, colunista do jornal e especialista em economia comportamental, e André Braz, ligado ao Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV.

O Café da Manhã, um podcast disponível no Spotify em parceria com a Folha, é veiculado de segunda a sexta-feira, sempre nas primeiras horas do dia. O episódio desta terça-feira foi apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe, e edição de som por Thomé Granemann.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo