Planejamento de Transporte para os Jogos Olímpicos de Paris visa reduzir impacto na mobilidade cotidiana e priorizar transporte sustentável







Jogos Olímpicos de Paris 2024

Os preparativos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão a todo vapor. O diretor-delegado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 junto à RATP, a empresa que administra o transporte na capital francesa, afirma que o objetivo é limitar ao máximo o impacto dos Jogos sobre a mobilidade cotidiana, de forma a garantir que os franceses que precisam possam continuar se deslocando durante o evento.

Segundo ele, o plano é privilegiar modos de transporte de baixo carbono, com a meta de levar 100% dos espectadores em transporte público, reduzir os carros credenciados e oferecer um transporte adaptado a pessoas com mobilidade reduzida.

Ao contrário de edições anteriores, não haverá a construção de linhas de transporte especialmente para os Jogos. No entanto, a organização pretende tirar proveito do prolongamento da linha 14 para atender à demanda, tanto para o norte em direção a Saint-Denis e a Vila Olímpica, quanto para o sul em direção ao Aeroporto de Orly, ponto de chegada fundamental para espectadores e pessoas credenciadas.

Para garantir o bom funcionamento do transporte durante os Jogos, a empresa está se preparando para atender até 1,5 milhão de passageiros por dia. Além disso, um plano de recrutamento inédito já está em andamento, com a criação de 4.900 empregos com carteira assinada em 2023, quase o dobro do que é gerado em um ano normal. O plano ainda prevê o recrutamento de mais 2700 motoristas de ônibus, 280 condutores de metrô, e agentes para estações e manutenção.

Jogos de verão

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começarão em 26 de julho, época de alto verão no Hemisfério Norte. O diretor-delegado ressalta que, diferentemente do que acontece em verões tradicionais, a oferta de transporte será ampliada durante o evento, com o aumento da frequência de ônibus, tramways e trens. Além disso, a organização aposta nos chamados transportes ativos, como a bicicleta e a caminhada, para contribuir com a mobilidade durante os Jogos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo