Podcast UOL Prime revela bastidores da investigação dos golpes patrocinados nas redes sociais da Meta, com dados exclusivos.






Reportagem sobre golpes patrocinados nas redes sociais da Meta

O podcast UOL Prime, apresentado por José Roberto de Toledo, traz nesta quinta-feira (2) bastidores da reportagem de Camille Lichotti sobre os golpes patrocinados nas redes sociais da Meta.

Você pode ouvir no arquivo acima a íntegra do episódio, baseado nas reportagens “Meta facilita, e golpes no Instagram se perpetuam”, publicada no UOL Prime — seção com notícias exclusivas e o melhor do jornalismo do UOL.

A reportagem trouxe dados exclusivos sobre o lucro que a Meta — responsável por WhatsApp, Instagram e Facebook — obtém ao propagar conteúdos golpistas em suas plataformas.

Nos três meses monitorados pelo UOL, a empresa embolsou R$ 4,7 milhões no Brasil com golpes em “temas sociais, eleições ou política”.

O segundo maior anunciante da empresa nessa categoria era um golpista. E isso é apenas uma pequena parte dos anúncios que são veiculados.

“É realmente uma indústria de golpes. A fonte de receita dessas big techs é a publicidade paga. Melhorar a moderação desse conteúdo vai contra os interesses financeiros da empresa”, diz a jornalista.

Mesmo sendo paga para espalhar golpes, a empresa não se responsabiliza pelos danos causados e mantém os dados dos golpistas em sigilo. Assim, eles somem sem deixar rastros e as vítimas desistem de registrar boletins de ocorrência.

“É um ótimo custo-benefício para o golpista”, afirma Camille. “O golpe no Instagram acaba sendo o crime perfeito.”

Com o recente ataque à proposta de regulamentação das plataformas, o Brasil está longe de resolver esse problema.

Camille compartilhou um caso pessoal. Após três apurando a reportagem, ela quase caiu em um golpe ao receber anúncio fraudulento de roupas fitness no Instagram.

“Nessa época eu estava voltando para a academia e consumindo conteúdo de treino nas redes sociais”, afirma a repórter.

Ela explica que a Meta coloca à disposição dos golpistas os dados pessoais e de engajamento dos usuários. Foi o que aconteceu com Pâmela Gomes, 20.

Ela recebeu anúncios falsos justamente sobre os produtos que estava procurando e caiu no golpe duas vezes.

“O golpe do Instagram é feito sob medida para você cair”, explica Camille.

“A Meta cria um perfil para os usuários para sugerir produtos. Isso é ótimo para os anunciantes que querem fazer publicidade. O problema é que isso também fica disponível para os golpistas.”

O podcast UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.


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